O curso de extensão As Vidas da Hashtag reabriu uma turma em 2024 durante os meses de agosto e setembro, contando com a presença de membros da comunidade acadêmica de inúmeras instituições, e a sociedade civil de maneira geral. Através dos encontros, que ocorreram de maneira presencial e online, o Laboratório de Humanidades Digitais – UERJ e seus membros buscaram discutir sobre temas que dialogam com tecnologia, cultura digital, plataformas digitais, discursos e identidades. A iniciativa contou com a participação de pesquisadoras e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio da FAPERJ.
Confira a programação completa:
- 09/08 – Oficina em Humanidades Digitais, com Alejandra Josiowicz (UERJ-FAPERJ) – Aula presencial que introduziu conceitos, práticas das humanidades digitais e introduziu sobre como utilizar a aplicação Wolfram Mathematica em pesquisas;
- 16/08 – Silêncio e seus sentidos sob a perspectiva discursiva, com Ana Cristina Andrade (UERJ) – Aula disponível online: Assista aqui;
- 23/08 – A contracolonização de Nêgo Bispo: o pensamento de um mestre quilombola, com Roberto Aguiar (UERJ) – Aula online, no entanto não gravada. A ideia central da aula foi discutir sobre as perspectivas alternativas de organização social, cultural e política ao impacto sofrido por conta da colonização, trazendo tópicos identitários e antirracistas;
- 06/09 – Feminismo de dados e a plataforma Wikipédia, com Milene Couto e Lauanne Sampaio (UERJ) – Aula disponível online: Assista aqui;
- 13/09 – Infâncias, Juventudes e o TikTok, com Ana Clara Ozório, Julia Ramos Morais e Nicole Nascimento (UERJ) – Aula disponível online: Assista aqui;
- 20/09 – Os aspectos sociais, culturais e discursivos do mangá em uma pesquisa no campo dos estudos culturais, com Raphael Pessoa (UERJ) – Aula disponível online: Assista aqui;
- 27/09 – A pesquisa nos videogames a partir de uma perspectiva interseccional, com Michele Rommel (UERJ) – Aula presencial que discutiu acerca da diferença em como gerações, gêneros e classes entram em contado com os videogames, trazendo um olhar plural para essa abordagem;
As aulas do curso reafirmaram a importância da abordagem crítica e interdisciplinar na compreensão das dinâmicas digitais e sociais contemporâneas, e auxiliaram o público a entender sobre os contrapontos do uso das telas, questões identitárias, e até mesmo na utilização da tecnologia na sua pesquisa através de ferramentas tradicionais ou perspectivas alternativas.
Por: Júlia Ramos Morais