
Concentrando diversos artigos de natureza inédita e resenhas, a revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, Matraga, traz uma diferente temática em cada número.
Na 65º edição, editada por Alejandra Josiowicz e Genoveva Vargas Solar, que traz o dossiê: Humanidades Digitais e Ciências de Dados a partir do Sul: perspectivas interdisciplinares sobre inclusão, poder e tecnologia, é possível encontrar uma reflexão crítica e situada a partir do Sul Global ao ponderar sobre as crises e transformações que têm atravessado o mundo.
Longe de se limitar a ver os algoritmos como “aliados”, “neutros” ou “inimigos”, os artigos reunidos vão além e mostram como as tecnologias digitais podem, ao mesmo tempo, reproduzir desigualdades e abrir caminhos de resistência e reinvenção.
Esta publicação da Revista Matraga (n. 65, 2025) configura-se como uma leitura essencial para quem busca entender as interações entre tecnologia, poder e justiça social a partir de uma perspectiva crítica, ética e plural.
Temas em destaque:
- Ativismos digitais e culturas algorítmicas populares
- Feminismos, antirracismo e decolonialidade nas redes
- Desigualdades epistêmicas, vieses algorítmicos e narrativas contra-hegemônicas
- Experiências e saberes comunitários latino-americanos
- Novas linguagens, metodologias e práticas pedagógicas
Leia mais em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/issue/view/3374