A Oficina Wikidiversidade ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2025, na modalidade online, e foi um evento de capacitação na plataforma promovida pelo Wikimedia Brasil para pesquisadores e integrantes do Observatório Digital das mulheres latino-americanas. O evento teve como objetivo introduzir pesquisadores e integrantes do Observatório à plataforma Wikiversidade, oferecendo uma experiência prática de uso e edição colaborativa de conteúdos acadêmicos e educativos.
A Wikiversidade é uma plataforma mantida pela Wikimedia Foundation, a mesma organização responsável pela Wikipédia, voltada para o desenvolvimento de projetos educacionais, cursos livres, pesquisas e produção de conhecimento colaborativo. Diferente da Wikipédia, que foca na criação de verbetes enciclopédicos, a Wikiversidade permite a criação de ambientes de aprendizado, experimentação pedagógica e construção coletiva de saberes em diferentes áreas do conhecimento. É um espaço aberto, gratuito e democrático, onde qualquer pessoa pode criar ou participar de projetos de ensino e pesquisa, contribuindo com textos, planos de aula, recursos didáticos e discussões acadêmicas.
Durante a oficina, cada participante criou seu próprio perfil na Wikiversidade e teve a oportunidade de editar, pela primeira vez, a nova página do projeto Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas, que passou a integrar oficialmente o ambiente digital da plataforma. Juliana Cunha, do Movimento Wikimedia Brasil, introduziu aos participantes às funcionalidades básicas de edição e publicação de conteúdos. A ação faz parte de uma série de iniciativas colaborativas entre o Observatório e o Wikimedia Brasil, que têm promovido editatonas, oficinas que buscam transformar ou criar verbetes na plataforma, e eventos voltados à construção de uma presença digital mais diversa, inclusiva e representativa nos projetos Wikimedia. Para conferir todas as atividades realizadas em parceria com o Wikimedia Brasil, acessar os verbetes criados ou editados, e acompanhar os desdobramentos do projeto, visite a nossa página oficial na Wikiversidade.
Por: Júlia Ramos Morais e Milene Couto