
Equipe
Equipe
do Projeto
Formada por alunos e alunas de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores, bolsistas e voluntários da UERJ e de outras Universidades que organizam, divulgam e participam de ações extensionistas, desenvolvem pesquisas e formam uma comunidade acadêmica, intelectual e pessoal em torno das tecnologias em perspectiva interseccional.

Créditos: luzencor
Alejandra Josiowicz
Coordenadora
Alejandra J. Josiowicz, Professora Adjunta do Departamento de Letras Neolatinas e do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ. Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ) 2021-2024 e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Desenvolve pesquisas na interseção entre Humanidades Digitais e feminismo de dados na América Latina.
Ana Clara Ozório Moraes
Graduanda em Letras
Português/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista de extensão do Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ (LABHDUERJ). Possui ensino médio técnico em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e na mesma instituição, foi bolsista de extensão do projeto "Educação em Direitos humanos: a construção de um debate necessário" de 2019 a 2021.
Ana Cristina Andrade dos Santos
Doutoranda em Linguística
Doutoranda no Instituto de Letras da UERJ, sob a orientação da professora e pesquisadora Alejandra Judith Josiowicz. Membra do grupo de pesquisa “Observatório das Mulheres Latino-Americanas em Plataformas Digitais: Análise Tecnodiscursiva em Perspectiva Comparada” e participante do Projeto de extensão “Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ”.
Gabrielle de Oliveira Sá
Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ e Bolsista CAPES. Graduada em Letras (Português/Espanhol e Literaturas) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista integrante do projeto de pesquisa Observatório das intelectuais mulheres hispano-americanas em plataformas digitais da UERJ, no qual desenvolve a pesquisa sobre discursos digitais em torno de Alejandra Pizarnik no Twitter.
Juliana da Silva Souza
Graduanda em Letras: Português/Espanhol
Graduanda em Letras: Português/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante e bolsista no Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ. Pesquisadora, desenvolve análises sobre bases de dados de Frida Kahlo. Além disso, atua na organização e divulgação de eventos, e criação de conteúdo atrativo, como materiais digitais
Michele Passos Rommel Silva
Doutoranda em Linguística
Doutoranda em Linguística na UERJ, orientada pela professora Alejandra Judith Josiowicz. Mestra em Letras pela UERJ, graduada em Letras: Português-Inglês e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Integrante do grupo de pesquisa “Observatório das Mulheres Latino-Americanas em Plataformas Digitais” e do “Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ”, estuda os discursos dos videogames e da comunidade gamer.
Milene Couto
Mestranda em Linguística
Mestra em Linguística, graduada em Letras Português/Italiano na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-graduação em Tradução (Inglês>Português) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, trabalha como tradutora e revisora textual, é bolsista de extensão no Laboratório de Publicações Lima Barreto (Selb) e atua como voluntária no projeto de Iniciação Científica “Observatório das intelectuais mulheres hispano-americanas em plataformas digitais”.
Vânia Rosa
Graduanda em Ciências Sociais
Mulher negra, mãe de três meninos negros, atuante na luta antirracista e de igualdade racial. Graduanda em Ciências Sociais na Fundação Getúlio Vargas-- 8º Período Graduada em Marketing pela Universidade Estácio de Sá (2001). Membra do Coletivo Juristas Negras - Integrante do Selo Juristas Negras - Coletivo que luta para mitigar a desigualdade de gênero e raça no sistema de Justiça. Integrante do Coletivo Ovelha Negra FGV. Estudante Bolsista da Iniciação Científica FAPERJ - No Laboratório de Estudos Intelectuais Mulheres Latinoamericanas- Pesquisa sobre análise tecnodiscursiva sobre Dona Ivone Lara e Lélia Gonzalez.
Vitória da Silva Barbosa Siqueira
Graduanda em Letras: Português/Espanhol
Graduanda em Letras: Português/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante e bolsista no Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ. Pesquisadora, desenvolve análises sobre bases de dados de Frida Kahlo. Além disso, atua na organização e divulgação de eventos, coordenação logística e criação de conteúdo atrativo, como materiais digitais.
Roberto Teixeira de Aguiar Junior
Mestre em Letras
Homem negro, pai de um lindo e apaixonante menino negro, músico, mestre de Capoeira, integrante do núcleo de negras e negros da “Resistência” (RJ), criador e coordenador do projeto/canal “Com a Palavra, Linguística”, bolsista CAPES e mestre em Letras – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, área de Estudos da Linguagem, especialidade Linguística –, baixarel (UERJ 2022) e licenciado (UERJ 2023) em Letras – Português & Literaturas –, graduando em História (UERJ), integrante do grupo de pesquisa “Observatório das Mulheres Latino-Americanas em Plataformas Digitais: Análise Tecnodiscursiva em Perspectiva Comparada” e do Projeto de Extensão “Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ”.