parallax background

Objetivos e Escopo

Objetivos e Escopo


O Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas é um projeto do Instituto de Letras da UERJ financiado pela FAPERJ, que objetiva documentar a presença de uma seleção de intelectuais mulheres em plataformas digitais através da criação de um repositório que coleta, extrai e preserva em forma ética as postagens sobre elas em redes sociais, assim como futuramente comentários em vídeos, artigos enciclopédicos e acadêmicos. O material no acervo compreende um arco histórico amplo que tem início com a emergência de práticas discursivas sobre cada uma das intelectuais em diferentes plataformas e termina quando as referências ou a disponibilidade das plataformas acaba. O acervo está disponível para pesquisas interdisciplinares sobre elas.

A tabela mostra as postagens no Twitter sobre Marielle Franco em espanhol, inglês e português entre 2018 e 2023. Fonte: JOSIOWICZ e Wolfram Mathematica.

Hashtags


O projeto analisa as hashtags mais frequentes nos tweets que mencionam cada autora.

Aqui vemos as hashtags mais frequentes em tweets que mencionam Carolina Maria de Jesus entre 2009 e 2021. Fonte: JOSIOWICZ e Wolfram Mathematica.

Idiomas


O projeto coleta tweets em espanhol, português, inglês, italiano, francês e todas as outras línguas utilizadas pela API da plataforma sem restrição de geolocalização das postagens, mapeando dessa forma a circulação global dos discursos sobre as intelectuais.

Tabela com linguagens mais utilizadas em tweets sobre Lélia González e Maria Carolina de Jesus entre 2009 e 2021. Fonte: JOSIOWICZ e Wolfram Mathematica.

Usuários e Comunidades


O projeto analisa os usuários mais mencionados, referenciados e retuitados em postagens sobre as mulheres intelectuais, assim como as comunidades que mais frequentemente falam sobre elas através da estruturação de redes.

Grafo com a comunidade de usuários que mais postou sobre Marielle Franco entre julho e novembro de 2020. Fonte: JOSIOWICZ e Wolfram Mathematica.

Temas e tópicos emergentes


O projeto utiliza diferentes formas de estruturação temática das práticas discursivas digitais com base na sua carga semântica, a través da confecção de nuvens de palavras e modelagens de tópicos.

Modelagem de tópicos de tweets em espanhol sobre Lélia González entre 2009 e 2021. Fonte: JOSIOWICZ e Wolfram Mathematica.