O I Seminário Projetos Wikimedia e Ciências Abertas: potencialidades na extensão e difusão científica, realizado em 07 de novembro de 2024, reuniu pesquisadoras, ativistas e educadores em torno das possibilidades de articulação entre conhecimento acadêmico, ciência aberta e práticas colaborativas em plataformas como a Wikipédia.
O evento contou com uma editatona (do termo em inglês edit-a-thon), que consiste em uma maratona de edições na Wikipedia, uma realizada na parte da manhã na sala de informática no ateliê do Instituto de Artes da UERJ, a “Editatona das Artes”.
Na parte da tarde o seminário promoveu três mesas de discussão:

Mesa I – Produção acadêmica e difusão científica: a quem se dirigem as pesquisas?
- Alexander Hilsenbeck (Wiki Movimento Brasil)
- Elisa Garcia (UFF – Projeto Mulheres indígenas na Wikipédia)
- Tamara Quírico (IART/UERJ – Responsável sobre a Editatona do Juízo Final)
Mediação: Raphael Pessoa (Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas/LABHD – UERJ)

Mesa II – Lacuna de gênero nas ciências e nos meios digitais
- Alejandra Josiowicz (UERJ/FAPERJ – Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas/LABHD – UERJ)
- Michaela Blanc (Art+Feminism)
- Tatiana Martins (EBA/UFRJ – Genealogias do Contemporâneo)
Mediação: Ana Cristina Andrade (Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas/LABHD – UERJ)

Mesa III – Formação acadêmica e internet
- Gabi Syderas (estudante da graduação de artes – UERJ – e participante da Editatona do Juízo Final)
- Larissa Lopes (Projeto Wikidesign)
- Pollyana Feitosa (estudante da graduação de história – UFF – e participante do projeto Mulheres indígenas na Wikipédia)
Mediação: Michele Rommel (Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas/LABHD – UERJ)

De maneira complementar ao evento, Juliana Cunha, do movimento Wiki Brasil, juntamente ao Laboratório de Humanidades Digitais – UERJ, no dia 8 de novembro de 2024, o dia posterior ao seminário, realizou outra editatona. Que consistiu nessa maratona de edições na Wikipedia, pórem focada em ampliar a visibilidade de autoras e pensadoras de diferentes contextos e áreas de atuação da América Latina.
Foram melhorados ou criados verbetes sobre: Teresa Cárdenas, Carolina Maria de Jesus, Cristiane Sobral, Geni Guimarães, Gloria Anzaldúa, Melina Furman, Maria Fernanda Ampuero, Maria Lugones, Rosa Magalhães, Silvina Ocampo, Eunice Paiva e Beatriz Nascimento.
A editatona se demonstrou como a melhor maneira de se iniciar e finalizar uma semana focada nas ciências abertas, afinal a plataforma da Wikipedia é de livre acesso a todos e costuma ser o primeiro link ao se realizar uma pesquisa, além disso, atualmente as inteligências artificiais que sintetizam pesquisa costumam tirar informações desses sites mais utilizados. Logo, para melhor a qualidade de informação dos verbetes, inserindo referências com credibilidade, e democratizando o acesso à ciência, as edições são necessárias.
Por: Júlia Ramos Morais