A décima quinta edição do Seminário de Alunos de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (SAPUERJ), ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, e destacou-se por trazer à tona discussões contemporâneas, a partir do tema central do evento foi ”Quinze anos (re)escritas: pós-graduação e produção de ciência como práticas de luta”.
A coordenadora do Observatório Digital das mulheres latino-americanas e do Laboratório de Humanidades Digitais – UERJ, Prof Dra. Alejandra Josiowicz, esteve presenta na mesa redonda “Políticas Linguísticas etnolinguística, cartografias, sociolinguística, saberes linguísticos“. Nessa ocasião, discutiu sobre os interlinks (interligações entre páginas ou verbetes na Wikipédia) nos verbetes de mulheres latino-americanas, como Silvina Ocampo e Carolina Maria de Jesus, através de gráficos, buscando compreender lacunas de gênero na plataforma.
Confira também os trabalhos apresentados por nossos membros:
“O impacto da expansão cultural japonesa no Ocidente: o mangá e os espaços heterotópicos”, de Raphael Freires Pessoa, analisou como os mangás articulam espaços simbólicos e culturais na sua recepção ocidental.
“(Anti)Genealogias Feministas e Antirracistas em Djamila Ribeiro”, de Ana Cristina Andrade dos Santos, discutiu de maneira decolonial, antirracista, feminista e interseccional sobre as práticas discursivas que giram em torno dos sentidos do silêncio analisados nas obras de Djamila Ribeiro.
“A Wikipédia como espaço de disputa pela memória: uma experiência de edição do verbete sobre Eunice Paiva”, de Milene Santos Couto e Alejandra Judith Josiowicz, refletiu sobre os desafios e potencialidades da enciclopédia digital como arena de visibilidade histórica.
“Infâncias subversivas: um estudo sobre gênero e infância nas obras de Gabriela Mistral e Alejandra Pizarnik”, apresentado por Gabrielle de Oliveira Sá e Alejandra Judith Josiowicz, trouxe um olhar crítico sobre a representação da infância e suas potências disruptivas.
“Perguntas e repostas da linguística: A ética do com a palavra linguística”, de Roberto Teixeira de Aguiar Junior e Letícia Coelho, destacou diferentes práticas do ensino de conceitos acadêmicos de maneira simples.
“A comunidade #BookTok no Brasil e a mobilização da leitura entre os jovens: uma análise do caso @digaoroque”, com Ana Clara Ozório Moraes e Alejandra Judith Josiowicz, abordou como o TikTok tem sido plataforma de engajamento e formação de leitores.
“Infâncias, juventudes e práticas tecnodiscursivas no TikTok”, de Nicole Nascimento Viana dos Santos e Michele Passos Rommel Silva, analisou as formas de expressão e sociabilidade juvenil na plataforma.
“Enquanto o rep nascer na favela, vão ser as mulher e as criança primeiro’: a construção da favela como comunidade discursiva nos reps da cypher ‘Favela Vive’ do ADL”, de Roberto Teixeira de Aguiar Junior, destacou os discursos de resistência e identidade presentes na cena do rap periférico.
“Da escrita ao digital: a literacidad na América Latina no contexto das tecnologias da informação”, de Lauanne Sampaio dos Santos e Alejandra Judith Josiowicz, analisou como a internet tem impacto direto no letramento, e o conceito de multiletramento que engloba práticas visuais, orais, entre outras.
Alguns dos trabalhos citados acima serão publicados, e quando os forem, estará disponível em nossa seção de publicações. As pesquisas de nossos membros revelam a pluralidade do evento, e o compromisso crítico dos pesquisadores com questões contemporâneas, ou que perpassam a contemporaneidade, reforçando o SAPUERJ como espaço de produção e troca acadêmica de excelência.