Nos dias 21 e 28 de junho, ocorreu a Oficina de Edição com Ferramentas Wiki, organizada pelo Observatório Digital das Mulheres Intelectuais Latino-Americanas e o Laboratório de Humanidades Digitais, em parceria com o Wiki Movimento Brasil.
No primeiro dia, a Editatona destacou a disseminação do conhecimento livre e o papel vital das plataformas Wikimedia, convidando estudantes de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a colaborarem na melhoria e criação de verbetes de mulheres intelectuais latino-americanas.
No segundo dia da oficina, os participantes aprenderam na prática como funciona a edição de um verbete na plataforma. Alinhado ao projeto, as pesquisadoras editaram verbetes de mulheres intelectuais latino-americanas como Alejandra Pizarnik, Alfonsina Storni, Silvina Ocampo, Victoria Ocampo, Teresa Cárdenas, Cristina Peri Rossi, Samanta Schweblin, Clorinda Matto de Turner, Mariana Enriquez, Juana de Ibarbourou, Sylvia Molloy e Nísia Trindade Lima.
Além disso, houve a criação e/ou tradução de verbetes de autoras como Nísia Trindade Lima, Norah Lange, María Fernanda Ampuero, Lina Meruane, Sara Rietti, Irene Bernasconi e Gulnar de Azevedo. A iniciativa reforçou o compromisso do LABHDUERJ com a promoção do acesso aberto ao conhecimento, a colaboração coletiva de dados e a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Participantes editando verbetes de mulheres intelectuais latino-americanas
Lauanne Sampaio.