No dia 20 de março de 2025, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebeu uma inspiradora editatona dedicada à valorização das mulheres na história e no conhecimento. O evento foi promovido pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LAHBDUERJ) em parceria com a Wikimedia Brasil e reuniu estudantes da graduação, pós graduação e colaboradores voluntários com o objetivo de editar e criar verbetes sobre mulheres na Wikipédia, maior enciclopédia digital de acesso livre do mundo e ampliar a representatividade feminina na plataforma.
A ação fez parte das atividades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março. Durante o encontro, os participantes receberam formação sobre edição e criação de verbetes, orientações sobre fontes confiáveis e tiveram acesso ao laboratório do instituto de Letras para a execução da atividade.
A editatona teve como produto a criação e melhoria de 12 verbetes sobre mulheres de diversas áreas, tais como: artes, política e literatura; contribuindo para a democratização do conhecimento e a memória das trajetórias femininas no meio digital.
Por fim, convidamos a acessar na plataforma Wikipedia os verbetes editados, neste evento, para conhecerem as mulheres homenageadas. Confira abaixo:
Alejandra Pizarnik, Afonsina Storni, Beatriz Sarlo, Carolina Maria de Jesus, Duquesa (cantora), Ichigo Higuchi, Juana de Ibarbourou, Mariana Enriquez, Rosa Magalhães, Sylvia Molloy e Teresa Cárdenas. E também celebramos a criação do verbete de Zahy Tentehar/Guajajara, fortalecendo vozes indígenas na enciclopédia virtual.
Lauanne Sampaio.