Nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, na sede do Edifício Volta da UNSAM e no Centro Cultural Paco Urondo da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, ocorreu a Sexta Jornada de Estudos a Infância, que busca ampliar o diálogo sobre as Infâncias na América Latina. Três membros do Laboratório de Humanidades Digitais da UERJ apresentaram trabalhos no evento.
Alejandra Josiowicz, coordenadora do LABHDUERJ, esteve presente na mesa de abertura, e também discorreu sobre a relação entre as Infâncias e as plataformas digitais, no trabalho de título “Infancias y Juventudes en las plataformas digitales. Cuestiones teóricas y metodológicas”. Gabrielle de Oliveira Sá, graduanda de Letras (UERJ) e bolsista de iniciação científica, apresentou sobre as obras de Gabriela Mistral e Alejandra Pizarnik, e como elas representam a infância. O título de seu trabalho foi: “Niños dormidos y niñas sonámbulas: Un análisis de las representaciones de la infancia en la poesía de Gabriela Mistral y Alejandra Pizarnik”. Michele Rommel, mestranda em Letras (UERJ), possui grande interesse sobre os videogames, e resolveu analisar sua relação com a infância, a apresentação se chamou “Os videogames e os estudos da infância. Uma Análise Tecnodiscursiva interseccional dos videogames para crianças e adolescentes com as plataformas digitais”. Júlia Ramos Morais
Apresentação do trabalho “Infancias y Juventudes en las plataformas digitales. Cuestiones teóricas y metodológicas”
Apresentação do trabalho “Niños dormidos y niñas sonámbulas: Un análisis de las representaciones de la infancia en la poesía de Gabriela Mistral y Alejandra Pizarnik”
Apresentação do trabalho “Os videogames e os estudos da infância. Uma Análise Tecnodiscursiva interseccional dos videogames para crianças e adolescentes com as plataformas digitais”